sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

PERDOAR É PRECISO Mateus 6:14-15

Definições: Perdoar: Conceder perdão. Absolver, desculpar. Perdão: Remissão de uma culpa, dívida ou pena. Desculpa. Remissão: Indulgência, misericórdia, paga, compensação. Remir: Isentar, livrar. Livrar das penas do Inferno, salvar. Tirar do cativeiro, resgatar. Reabilitar-se. Preciso: Necessário. Certo, exato, fixo. Certeiro. Claro, distinto. “Dicionário Michaelis”

O Perdão Bíblico: Jesus elevou o significado do perdão quando estabeleceu uma relação direta entre perdoar ao próximo e ser perdoado por Deus. Embora "desculpa" possa ser usada como sinônimo da palavra "perdão", esta, no conceito bíblico, ultrapassa a barreira da emoção e nos leva para o campo da decisão. Isso porque Nosso Senhor intrinsecamente nos propõe uma escolha em Mateus 6:14-15: ou perdoamos os outros para sermos perdoados por Deus, ou não perdoamos os outros e não somos perdoados por Deus. 

Perdoar é difícil, porém não impossível: Perdoar pode ser muito difícil quando não se tem o domínio de suas próprias emoções, mas é necessário, pois liberar perdão é a condição básica para sermos perdoados por Deus. Em Mateus 18:21-22, Jesus, respondendo a Pedro, diz que devemos perdoar setenta vezes sete os nossos ofensores. O contexto indica que Cristo não quer que se faça o calculo do perdão, mas sim que Pedro, Thiago e todos os discípulos,  entendam que perdoar é uma decisão de agir misericordiosamente com as pessoas em todo o tempo, e quantas vezes forem necessárias. É possível observar que Pedro está visivelmente abalado ao perguntar sobre a possibilidade de ter que perdoar sete vezes uma pessoa que lhe ofendeu. Não obstante, Jesus responde com inabalável amor: "não digo sete vezes, mas sim, setenta vezes sete". Assim, não resta duvidas de que Nosso Senhor não está focado nas nossas complexas emoções humanas, e sim profundamente interessado em nossas firmes decisões. Perdoar uma traição pode ser difícil para quem se concentra na dor. Mas Ele próprio deu o exemplo que essa dificuldade pode ser superada quando mesmo já pregado na cruz disse: "Pai, perdoa-lhes, eles não sabem o que fazem" (Lucas 23:34). Jesus estava olhado para o Pai com os olhos da fé, e não para suas dores daquele fatídico momento.

Deus nos Concedeu Perdão em Cristo: Deus é Deus perdoador. E em Efésios 1:4 é dito que "antes da fundação do mundo Ele nos escolheu para sermos santos e irrepreensíveis diante dele". Ou seja, a humanidade ainda nem se quer existia quando Deus decidiu que a perdoaria. Essa foi uma escolha que transcendeu todo conceito limitado da razão humana, uma vez que o verdadeiro perdão envolve sacrifício. E mesmo prevendo todo sofrimento e agonia da cruz, "Deus amou ao mundo de tal maneira, que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crê, não pereça, mas tenha a vida eterna" (João 3:16). Esse é o ato que inspira milhares de cristãos pelo mundo todo a superarem suas dificuldades emocionais e encontrarem forças no Espírito Santo para tomarem a decisão de perdoar a seus ofensores.

Conclusão: Deus sempre esteve pronto a perdoar ao coração arrependido. E o coração verdadeiramente arrependido sabe perdoar. Essa reciprocidade torna o cristianismo uma fé realmente impactante.

Nenhum comentário:

A surpreendente mensagem de perdão e reconciliação no livro de Filemom

Introdução: O livro de Filemom é um dos menores livros da Bíblia, contendo apenas uma carta escrita por Paulo. No entanto, essa carta é rica...